6 Erros fatais durante depoimento, como evitá-los.
O depoimento é uma das etapas mais importantes do processo. Saber o que dizer (e o que não dizer) pode fazer toda a diferença entre fortalecer sua defesa ou colocar tudo a perder.
Veja agora 6 erros fatais durante depoimento e como evitá-los:
1. Falar sem orientação do advogado Responder perguntas sem estar preparado pode gerar contradições. Sempre converse com seu advogado antes para alinhar a melhor estratégia de defesa.
2. Tentar decorar uma versão Histórias ensaiadas costumam soar artificiais. O ideal é falar a verdade de forma clara e objetiva, sem inventar ou exagerar.
3. Dar informações além do necessário Responder apenas o que for perguntado evita que detalhes desnecessários sejam usados contra você. Em depoimento, menos é mais.
4. "Demonstrar nervosismo excessivo Ansiedade pode transmitir a impressão errada. Técnicas de respiração e preparação com o advogado ajudam a manter a calma.
5. Contradições com provas já existentes Seja coerente. Ajuste seu depoimento à realidade dos fatos e às provas já apresentadas, evitando brechas para questionamentos.
6. "Desrespeitar autoridades ou testemunhas Atitudes agressivas ou desrespeitosas só prejudicam sua imagem. O comportamento educado fortalece sua credibilidade perante o juiz.
Um bom depoimento não é improviso, é preparação. Com orientação profissional, é possível evitar erros, manter a coerência e fortalecer sua defesa. Procure hoje mesmo um advogado criminalista de confiança.
Se precisar de mais informações sobre o tema ou já passou por algo parecido, busque hoje mesmo um advogado especialista em direito criminal.